A automassagem é uma técnica agradável, eficiente e extremamente saúdavel.
Quando utilizamos um óleo extra virgem, prensado a frio e adequado ao nosso dosha: óleo de gergelim para vata, óleo de girassol ou cocô para pitta e óleo de mostarda, raiz de milho ou raiz de cálamo para kapha, estamos ajudando o nosso organismo a funcionar direitinho.
( Se você não sabe o seu dosha pode quebrar o galho utilizando óleo de gergelim se a pele for ressecada, girassol se for normal e uma quantidade bem pequena de óleo de girassol de for oleosa).
A automassagem ajuda a nutrir os tecidos, pois o óleo é absorvido pela pele, e estimula o sistema circulatório, além de aliviar as tensões promove limpeza e bem estar. Porém, é importante o uso do óleo adequado, pois a pele absorve tudo o que for passado nela. Esse óleo absorvido ajudará no processo de desintoxicação, pois reunirá toxinas e as empurrará para o intestino, para que elas sejam eliminadas.
Na Índia é comum a prática da massagem. As pessoas fazem sua automassagem todos os dias antes do banho. Para nós que não somos acostumados, parece muito trabalhoso, mas na verdade não é. Depois de pegar prática é possivel fazer a automassagem em 10 min, e os benefícios podem ser sentidos durante todo o dia. O ideal é que o óleo seja um pouco aquecido, para facilitar que ele penetre nas células.
A automassagem me proporciona um plus tão grande no meu dia, que eu faço sempre. Claro que isso está diretamente relacionado com o fato de eu ser vata. A automassagem me hidrata, relaxa, acalma minha mente e me dá diposição durante todo o dia, mesmo que eu a faça correndo. Nós vata precisamos disso, senão ficamos ansiosos, angustiados e ressecados.
O importante é massagear bem a cabeça, as orelhas, o abdômen e os pés.
Dae o dia fica uma beleza. Me sinto limpa, leve, nutrida. Posso até comer menos.
Eu confesso que muitas vezes eu não aqueço o óleo.
Quando estou muito atarefada, ou seja, nos quatro dias por semana nos quais eu saio de casa as 6h20, eu acordo, sento na beira da cama, ponho os pés no massagador de pés de rolinhos, pego o óleo que já fica propositalmente ao lado da cama, ponho o óleo nas mãos, esfrego bem para aquecer e começo pela cabeça a massagem. Você pode não acreditar, mas eu não faço sujeira.
Depois disso eu vou para a cozinha beber água morna com limão e preparar o lota.
Eu levo 20 min para fazer tudo isso. Depois eu tomo banho.
São 20 min que fazem toda a diferença no meu dia.
sábado, 30 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário