domingo, 31 de janeiro de 2010

Respirar

Tem dias que a correria é tanta que algumas vezes nos esquecemos de coisas fundamentais.

Uma delas é a respiração.

O ar é o principal alimento para o nosso corpo, pois podemos passar dias sem água ou sem alimentos, mas ar não dá. Alguns minutos sem respirar e já era, abandonamos o corpitcho.

Infelismente, poucas são as pessoas não asmáticas que tem consciência do valor da respiração; assim, a grande maioria das pessoas sobrevive respirando mal, e não se dá conta que a sensação de cansaço está relacionada com a péssima utilização de respiração; pois o ar das cidades já não está uma maravilha, então é importante cuidar de respirar com consciência.



Quando eu falo em respirar com consciência quero dizer que é importante manter as narinas higienizadas, que é importante reservar um horário do dia para alongar um pouco o corpo ( pode ser um espreguiçar-se bem caprichado) e respirar profundamente observando o fluxo do ar, e que é importante durante o dia observar o fluxo respiratório e perceber se o ar absorvido durante a respiração está indo até o abdômem.

O exercício é bem básico, mas muito eficiente.

Sente-se em um local confortável;

mantenha a coluna alinhada;

Feche a boca inspire pelo nariz suavemente;

observe o fluxo do ar, ele deve ir até o abdômen;

expire pelo nariz suavemente

faça isso pelo menos umas três vezes.

pelo menos uma vez por dia para começar.



A respiração abdominal ajuda a aumentar a imunidade, e libera toxinas do corpo físico, mental e emocional. Além disso é um ótimo alimento.



Sempre que eu estou cansada eu respiro, isso me ajuda a relaxar os músculos, liberar as tensões e alívia o fluxo dos pensamentos. Alguns minutos de exercícios respiratórios equivalem a horas de sono.



Respirar com consciência é um proccesso que vai se educando aos poucos.



Apesar de não ser o suficiente, já é um começo, um ponto de partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário